Rua Cônego Tobias, 116 - Méier

Sobre o Patrono

Augusto Paulino Soares de Souza Filho, nasceu em 15 de novembro de 1904, tomou posse dia 15 de junho de 1944 na Academia Nacional de Medicina, sob a presidência do Acadêmico Aloysio de Castro.
Augusto Paulino Filho formou-se em 1927 na faculdade de Medicina da Universidade do Brasil.     
Livre docente da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil foi membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia e Nutrição da qual foi Presidente.
Professor Catedrático de Clínica Cirúrgica por concurso de títulos e provas em 1934 da Escola de Medicina e Cirurgia do Instituto Hannemaniano (atual UFERJ).
Chefe da 13ª enfermaria da Santa Casa da Misericórdia, sucedendo a seu pai.

Foi Diretor do Hospital Souza Aguiar e a presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro. Na Casa de Saúde São Miguel, com o irmão Fernando Paulino ajudou a criar o melhor curso de pós-graduação para médicos do interior e a melhor residência médica em cirurgia particular, do Brasil na década de 50 do século XX.
Faleceu em 29 de setembro de 1961, aos 56 anos de idade, antes de seu pai, o Professor Augusto Paulino Soares de Souza que, morrendo em 1962, ocupou a cadeira 39, como titular ou emérito por 53 anos.