Rua Cônego Tobias, 116 - Méier

Tendências Pedagógicas


Nossa escola tem como desafio permanente difundir novas relações de trabalho, pelo jeito de dividir tarefas e pensar no bem estar do conjunto e da comunidade escolar.

Pedagogia da Organização Coletiva

A escola se organiza coletivamente através de novas relações sociais que produz e reproduz valores, alternando comportamentos, costumes e ideias. Construindo a aprendizagem organicamente coletiva torna o espaço escolar uma janela aberta para a visão de um mundo novo, e de uma cultura de pensar no bem de todos.

Pedagogia do Trabalho

Pelo trabalho nossa escola acredita que o educando compartilha conhecimentos, cria habilidades e forma consciência. Em si o trabalho já é uma potencialidade pedagógica, e a escola torna-o mais plenamente educativo, à medida que ajudamos nossos educandos a perceber o seu vínculo com as demais dimensões da vida humana.
No cotidiano os educandos desenvolvem trabalhos na sala de aula, na sala de leitura, no pátio, na sala de vídeo, auditório, na quadra de esportes bem como em todas as dependências da escola a fim de vivenciarem todos os espaços, cuidando da conservação do ambiente, mantendo o espaço da escola limpo, o lixo reciclado e a conservação do patrimônio escolar.

Pedagogia da Escolha

Dizemos que há uma pedagogia da escolha à medida que reconhecemos que a comunidade escolar se educa e se humaniza mais quando exercita a possibilidade de fazer escolhas e refletir sobre elas. Ao ter que assumir a responsabilidade pelas próprias decisões os indivíduos do processo educativo aprendem a dominar impulsos, influências, e aprendem também que a coerência entre valores que defende com as palavras e os valores que efetivamente se vive, é um desafio sempre em construção vivido na escola.

Pedagogia da História

A escola acredita que cultivar a memória é mais do que compreender friamente o próprio passado. A pedagogia da história se baseia em não ver a história somente como uma disciplina e passe a trabalhá-la como uma dimensão importante de todo o processo educativo.
A comunidade tem uma história que se desencadeou em movimento, pois todas as famílias vieram de diferentes comunidades e passaram por diversos conflitos sociais até chegarem neste lugar, sendo assim a escola tem o papel fundamental de manter viva e sempre em pleno resgate, esse processo vivido pela comunidade.